Slow Motion é o nome em inglês dado para o efeito de câmera lenta. O principal objetivo dessa técnica é direcionar a atenção do espectador e enfatizar uma ação do filme com enorme riqueza de detalhes. O efeito virou febre na internet por causa da popularização das câmeras digitais que não são caras e que conseguem bons resultados de vídeos lentos, por causa dos frames por segundos que conseguem alcançar.
Mais afinal, o que são frames por segundo?
Segundo tecmundo, por trás de toda a ação e do movimento que você vê em qualquer tipo de vídeo, existe um truque que transforma imagens paradas em imagens animadas. A ilusão que nosso cérebro interpreta como movimento é feita exibindo-se vários quadros consecutivos em um curto período de tempo. Em palavras mais simples, são várias imagens (frames) que são executadas em um segundo, que transmitem a sensação de movimento para nossos cérebros.
A imagem abaixo representa bem a situação, contendo seis flames com a esfera vermelha em diferentes posições, quando colocadas para executar em um tempo pequeno, permitem ter a sensação de que a esfera esta quicando.
A Quantidade de frames por segundo implica diretamente na tecnologia Slow Motion. O padrão no cinema sonoro é de 24 flames por segundo (fps), tanto para a filmagem quanto para a projeção, permitindo assim que filmes sejam executados com mais fluidez.
Se filmarmos uma ação a 48 fps, ao ser exibida na tela ela durará o dobro do tempo original. Uma filmagem a 72 fps forneceria um movimento 3 vezes mais lento, e assim por diante. Uma cena que seria executada em 1 segundo, é executada em um tempo maior, podendo assim, olhar atentamente os detalhes como um movimento de um animal, uma bexiga estourando ou o impacto de uma gota de água no solo. Uma super câmera consegue capturar mais de 2000 fps gravando detalhes que nossos nervos ópticos não conseguem processar.
Abaixo estão alguns links de Slow Motion:



0 comentários:
Postar um comentário