Pages

9 de jan. de 2015

Proporção Divina...!!!


Hoje falaremos de um numero, sim de um numero, mas não um qualquer, mas um que por alguns estudiosos ou apenas conhecedores acreditam ser um numero divino, que surge na nossa vida como enigmático e profundo mistério, pois o mesmo aparece muito mais do que apenas na nossa imaginação ou construções, mas aparece juntamente com a natureza. Sim estou falando do numero Phi, φ = 1,61803398875...", o numero de ouro como por muitos é conhecidos


vem sendo usados em muitos aspectos de nossa vida, por ser considerado numero da perfeição, tentando voltar ao passado entendemos que o numero de ouro se apresenta, ou se acredita apresentar em diversas formas e conceitos, muitos acreditam que as piramide foram construído na proporção divina, isso nos remete que proporção divina habita mais longe do que podemos ver, historicamente falando o numero que representa a proporção divina foi representado por Phi, dado como homenagem ao escultor Phidias, que teria usada para construção da decoração do Phartenon em Atenas. Também foi usada para construção do pentagrama que era o simbolo do pitagóricos onde cada parte menor divida por uma maior sempre se obtém o numero de outro aproximada mente 1,618...



Se dividirmos traço de comprimento vermelho pelo de comprimento verde teremos o numero de ouro, se dividirmos o traço de comprimento verde pelo o de azul teremos o numero de ouro e se dividirmos o azul pelo roxa teremos o numero, assim podemos ver que um pentagrama tem a proporção divina em seus traços.

Na geometria tal proporção ou medidas de uma traço maior por um menor sendo igual o numero de ouro é chamado de média e extrema razão. Sendo assim um numero que se apresenta em símbolos, ele também surge em designer de cartões de crédito, de construções arquitetônicas e na natureza.
Um exemplo das suas aparições é dado por girações, vejamos:

Dado um circulo, cujo dividido em dois arcos tal que o maior arco dividido pelo menor dê o numero de ouro,"1,618...":

Deste modo temos o angulo de ouro, que é aproximadamente 137,5 graus, sendo assim colocando em cada ponta do angulo uma semente temos :


fazendo isso de forma a girar o angulo em torno de cada ponto temos a forma que as pétalas do girassol se posicionam 


Na arquitetura temos exemplos claros do uso da proporção divina por vários arquitetos, inclusive o conhecido arquiteto notável, Charles Edouard Jeanneret, responsavel por uma nova forma de arquitetura moderna.

Também podemos encontrar em outros monumetos e construções:



Assim como muitos conhecedores de tal numero, acreditam que ele possua a harmonia da natureza, que de alguma maneira quando o utilizamos criamos algo bonito a vista, próximo da perfeição, sendo assim concebido como o numero de ouro ou proporção divina, Ainda é um mistério os primeiros a utilizarem de tal artificio para torna algo mais harmonioso, mesmo assim, continua por ser um enigma como um numero pode aparecer na natureza repetitivamente. A unica conclusão que podemos ter é através de um achismo, pois eu acho que tudo pode ser exatamente o que parece, que a vida é englobado de coisas, mas a linguagem que o universo foi escrita, foi na linguagem matemática, os números expressos corretamente nós revelam os segredos que habitam nesse cosmos.



←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário