Pages

11 de fev. de 2016

5 Vulcões Mais Perigosos do Mundo.



            A montanha tem forma de cone. No topo, o magma escorre. O barulho é ensurdecedor. Pedras caem do céu enquanto cidades são evacuadas. Você já deve ter visto vulcões em fotos, filmes ou revistas. Pode ter muita curiosidade de conhecer ou então querer distância. Para que você saiba tudo sobre o assunto, separamos os principais vulcões ativos pelo mundo e uma lista de filmes para você assistir e se divertir: 

5 – Monte Merapi, Indonésia

        Atualmente o vulcão ativo mais famoso do país é o do Monte Merapi, localizado na Ilha de Java. Lá, a cidade de Yogyakarta, que abriga mais de 600 mil pessoas, é a mais ameaçada, afinal ela fica aos pés do vulcão, que, já se sabe, costuma ter erupções a cada cinco ou dez anos. As erupções são famosas pela enorme quantidade de pedras quentes e gases tóxicos que acabam derrubando para baixo da montanha – não é muito aconselhável morar nessa região, convenhamos.
         Em uma erupção que ocorreu em 1930, o vulcão acabou matando 1.300 pessoas. Desde 2010 outras erupções acabaram causando a morte de 190 cidadãos de Yogyakarta. Os moradores do local vivem em constante medo, afinal a fumaça que sai do vulcão, visível quase todos os dias, é um alerta de que a qualquer momento outra erupção pode acontecer.


4 - Popocatépetl – México

         Este vulcão fica em torno de 35 milhas da Cidade do México, onde aproximadamente 9 milhões de pessoas estão dentro do seu raio de explosão, e entrou em erupção mais de 20 vezes desde 1519. É um grande pico coberto por uma camada glacial, e sua última erupção foi em 2013 com um tremor de amplitude alta com duração de 3.5 horas.


3 – Monte Fuji, Japão

            O ponto mais alto do país é, na verdade, uma montanha vulcânica que atrai milhares de turistas todos os anos. Há até os mais aventureiros que arriscam escalar por aquelas bandas. A última vez que o Monte Fuji teve uma erupção foi em 1607, mas ele ainda é considerado um vulcão ativo.


2 – Monte Vesúvio – Itália.

        Responsável pela destruição de Pompéia em 79, o vulcão italiano já teve mais de 30 erupções desde então, sendo que a mais recente foi em 1944, quando muitos vilarejos foram destruídos.

         O mais preocupante é que a cidade de Nápoles não só fica muito perto do Monte Vesúvio como é também a residência de mais de 1 milhão de pessoas – sem falar nas outras 3 milhões espalhadas nas áreas ao redor da cidade. Um estudo publicado em 2006 concluiu que Nápoles pode ser completamente destruída caso o vulcão tenha uma erupção de grande escala.



1 -Caldeira de Yellowstone – Estados Unidos

          O Vulcão de Yellowstone é um vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone na ponta noroeste do estado de Wyoming, nos Estados Unidos. Tem uma cratera de cerca de 90km de extensão e é por vezes chamado de "supervulcão". O nome do local provém das rochas do local, que são amareladas por causa da grande quantidade de enxofre.

      Ao contrário de outros vulcões perigosos, Yellowstone é um super vulcão pois é capaz de produzir uma erupção vulcânica com material ejetado superior a 1.000 km³, cerca de 1 milhão de vezes maior do que a maioria das erupções vulcânicas históricas.

        E tem o potencial de acabar com o oeste dos Estados Unidos, e alterar o curso da história humana ou talvez causar o final do mundo, como a erupção dele causaria outros vulcões em erupção! Sua atividade vulcânica tem aumentando e está sempre pronto para explodir!




Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário