Pages

24 de dez. de 2014

Por que comemoramos o Natal no dia 25 de Dezembro?



          Dia 25 de Dezembro comemora-se o dia de natal, data instituída em homenagem ao nascimento de Jesus. Porém, o costume não condiz com a realidade, entre estudos realizados no Novo Testamento e das origens do cristianismo, é consenso que ele não nasceu em 25 de dezembro.
       Segundo Mundo estranho da revista Abril, na Bíblia, o evangelista Lucas afirma que Jesus nasceu na época de um grande recenseamento, que obrigava as pessoas a saírem do campo e irem às cidades se alistar. Só que, em dezembro, os invernos na região de Israel são rigorosos, impedindo um grande deslocamento de pessoas. Também por causa do frio, não dá para imaginar um menino nascendo numa estrebaria. Mesmo lá dentro, o frio seria insuportável em dezembro 
          Em diversas culturas espalhadas pelo mundo, a celebração da passagem do ano ou das estações é feita com o intuito de estabelecer a renovação do mundo e o revigoramento dos valores que agregam uma determinada civilização, mantendo assim a cultura e crenças de um determinado lugar.
       O dia 25 de dezembro foi escolhido porque coincidia com os costumes e celebrações pagãs, dentre elas a saturnália (festas em honra ao Deus Saturno ou El como é conhecido) e ao solstício de inverno (fenômeno astronômico usado para marcar o início do inverno) em adoração ao deus-sol “Sol invictus”, que acontecia na época de 22-23 de Dezembro.
          Com o passar do tempo muitos outros costumes foram introduzidos nas festividades do natal. A entrega de presentes durante o as festas surgiu dos israelitas, que davam presentes uns aos outros em tempos de celebração, inclusive durante o festival de Saturnália. Ideia adaptada pela igreja tem procurado ligar os presentes natalinos com aqueles que Jesus recebeu dos três reis magos.
          Com o processo de expansão e regulamentação das tradições do cristianismo, o feriado natalino e sua ligação com o nascimento de Jesus ganhou enorme força pelo mundo. Assim, o Natal conseguiu se transformar em uma das principais datas a serem comemoradas pelos cristãos de todo o mundo.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário