Pages

24 de dez. de 2014

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?



        Pois é, junto com "de onde viemos e para onde vamos?", a pergunta "quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?" é um dos grandes mistérios da humanidade. Seria difícil determinar o responsável pela criação original. 
       Acreditem, cientistas tentam encontrar a tal resposta há tempos. Charles Darwin e seus discípulos dizem que ocorreu um processo evolutivo, do qual seres vivos que nasceram em ovos se transformaram em aves, entre eles, a galinha. Pela teoria, uma espécie evolui de outra, e esta outra, mais primitiva. Deve-se considerar que o ancestral da galinha (que ainda não é uma galinha propriamente dita, mas descendente do dinossauro) modificou-se através de sucessivas mutações e reproduções até resultar na atual galinha.
      Sim, o ancestral da galinha é um dinossauro, e mais precisamente um T-REX. A descoberta foi publicada na edição da revista Science, vista como a primeira evidência molecular de que as aves são os descendentes mais próximos dos dinossauros na era moderna. Os investigadores conseguiram recuperar e analisar fibras de colágeno de um osso de Tiranossauro T-Rex com 68 milhões de anos e compararam a proteína com 21 espécies existentes na atualidade, o resultado foi que a galinha é o parente mais próximo do grandão.
       Fato que plumagem (presença de penas) tem sido comum em muitos fósseis encontrados, além da descobertas de outras novas espécies de dinossauros com aparência similares ao que hoje conhecemos como nossa galinhas. Portanto toda vez que você come um frango, está comendo um T-REX. Creio que Steven Spielberg adapte seus filmes como o Jurassic Park para que nossos queridos visitante tenham que lutar contra galinhas gigantes que os perseguirão!
      Brincadeiras à parte, qual seria a influência dos dinossauros sobre os ovos e as galinhas que conhecemos? As galinhas evoluíram a partir de outros animais, neste caso o terrível T-rex, através de pequenas mudanças geradas ao se misturar o DNA do macho e o da fêmea, ou por mutações na duplicação do DNA que originaram o zigoto. Tais mudanças e mutações só têm efeito no momento em que um novo zigoto é criado, e um novo zigoto somente é criado durante a fecundação e desenvolvimento de um novo ovo. Sendo os dinossauros ovíparos, ou seja, que se reproduzem por ovos, ao cruzaram o DNA de diferentes espécies que não eram galinhas, permitiram através de uma mutação para outra durante um grande período de tempo (milhares de anos) o surgimento de um novo zigoto, que continha as características da primeira galinha verdadeira. 
      Em termos simples, o cruzamento de duas raças distintas que não eram galinhas, ocasionaram mutações no zigoto (ovo), e consequente deram origem à primeira galinha. 

        Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Agora temos a resposta da pergunta: O ovo!

        O vídeo abaixo criado por Mitchell Moffit e Gregory Brown, criadores do canal ASAPscience do YouTube, explica de forma mais fácil as possíveis respostas para à pergunta.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário